sábado, 24 de setembro de 2011

II Seminário Internacional Sobre Planejamento Urbano e Serviços Ambientais

Estocolmo

O II Seminário Internacional de Serviços Ambientais e Planejamento Urbano, que se dará nos dias 10, 11 e 12 de outubro, em Fortaleza, Ceará, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano em parceria com o Programa de Pós-Graduação de Geógrafia da Universidade Estadual do Ceará, juntamente com a Prefeitura de Estocolmo e a Consultoria U&W [you&we]/ Suécia.

Fortaleza

APRESENTAÇÃO:
A cidade de Fortaleza é o espelho da vida econômica, social, política e cultural da população que a habita. Fortaleza conta com uma população de 2.458.545 pessoas, segundo estimativa do IBGE para 2007, em uma área territorial de 313,8 Km2 e com densidade populacional em torno de 6.818 habitantes por km2.
Diante do crescimento de sua população, da expansão da cidade e das implicações vinculadas a este fenômeno, a cobertura vegetal na cidade vem diminuindo progressivamente. Fortaleza possui cada vez menos áreas verdes. Em 1968, o percentual de cobertura verde era de 65,79%; atualmente, restam 7,06%, conforme dados apontados pelo Inventário Ambiental de Fortaleza, realizado em 2002 e 2003, pela Prefeitura da cidade, em conjunto com uma equipe multidisciplinar. Fortaleza tem hoje uma média de 4m2 de área verde por habitante — um terço do mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 12 m2.
Neste contexto, a metrópole enfrenta hoje um cenário bastante próximo ao limite de sua sustentabilidade tendo em vista a magnitude dos problemas ambientais e sociais incidentes em seus territórios. Preocupada com aspectos ambientais da cidade de Fortaleza, a  Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano – SEMAM em parceria com o Prefeitura de Estocolmo e a Consultoria U&W [you&we]/ Suécia,  assume o desafio de construir um modelo sustentável de sociedade e de vida urbana, direcionando sua atuação sob a ótica do conceito de serviços ambientais.
O tema Serviços Ambientais será debatido no II Seminário Internacional de Planejamento Urbano e Serviços Ambientais. Consideram-se serviços ambientais os benefícios obtidos a partir do funcionamento dos ecossistemas, tais como a formação do solo, a regulação climática, a produção de oxigênio, o fornecimento de alimentos e a proteção dos recursos hídricos. Para que esses serviços permaneçam em equilíbrio, é de extrema importância que haja a redução dos impactos ambientais causados pelo ser humano.
Outro enfoque que será dado ao debate trata dos impactos da construção civil na biodiversidade urbana na Região Metropolitana de Fortaleza e às alternativas sustentáveis para esta atividade econômica, além dos grandes projetos de infra-estrutura urbana: estradas, metrôs e saneamento básico e habitação.

 OBJETIVO:
Identificar e avaliar conceitos e indicadores dos serviços ambientais proporcionados pelos ecossistemas na cidade de Fortaleza e Regiões Metropolitanas, com os diferentes atores da sociedade, tais como empresários, setor público, agentes financeiros, pesquisadores, consultores e sociedade civil, bem como o debate de temas como desenvolvimento econômico, agricultura, negócios e a biodiversidade urbana  em alusão aos serviços ambientais.

METODOLOGIA:
O seminário terá inscrições gratuitas e pretende receber  350 pessoas. Será organizado em forma de palestras com possibilidade dos participantes fazerem rápidas perguntas aos palestrantes ao final de cada apresentação.
                A metodologia do seminário fundamenta-se nos princípios da ação e reflexão, através do dialogo e da construção coletiva do conhecimento. A apresentação discussão e sistematização dos temas abordados se processarão por meio de palestras, mesas- redondas, relatos de experiências, debates e visita de campo.
O evento contará com a participação de palestrantes e convidados da universidade de Estocolmo (professores e pesquisadores) e da Prefeitura Municipal de Estocolmo – Suécia.
A inscrição poderá ser realizada via email através dos endereços cpa.semam@gmail.com ou cepemaproducao@gmail.com. A ficha de inscrição estará disponível na pagina do site da Secretaria Municipal de Meio Ambienta – SEMAM  no endereço:  www.semam.fortaleza.gov.br.  

PROGRAMAÇÃO:

Terça-feira  - 11 de outubro de 2011


08:00h-09:00h - Credenciamento

09:00h-09:30h - Sessão de Abertura: Gestão Ambiental e Políticas Públicas na Cidade de Fortaleza
Palestrantes: Deodato Ramalho Junior -Secretário SEMAM, Francisco de Assis Araripe – Reitor, Universidade Estadual do Ceará e Paulo Henrique Lustosa – CONPAM.

9:30h-10:30h  - Sistemas Ambientais, Fortaleza
Palestrante: Prof. Dr. Marcos José Nogueira de Sousa – Geógrafo, Universidade Estadual do Ceará.

10:30h-12:00h  - Biodiversidade Urbana: Pesquisa e Políticas Públicas
Palestrante: Åsa Norrman - CEO EcoLegal International, Estocolmo/ Suécia. 

12:00h - Intervalo para almoço

13:30h- 15:00h - Expansão Urbana, Conflitos Sociais e Áreas de Risco
Palestrantes: Prof. Dr. José Meneleu Neto – Economista, Universidade Estadual do Ceará e Marcelo Saraiva Gondim – Arquiteto - Mestre em geografia e analista de geoprocessamento do IBGE.

15:00h-17:00h - Arborização e Áreas Verdes de Fortaleza,  uma Abordagem Histórica  
Palestrante: Profa. Dra. Lucia Mendes – Agrônoma – UECE

Quarta-feira  -  12de outubro de 2011


9:00h-10:30h  - Arquitetura Ecológica Numa Perspectiva Global
Palestrante: Varis Bokalders –Arquiteto e autor/ Suécia

10:30h-12:00h - Fator Verde e Planejamento Urbano
Palestrante: Gunilla Hjort – Ecologista, prefeitura de Estocolmo/ Suécia

12:00h - Intervalo para almoço

13:30h-15:00h  - Arquitetura Ecológica Experiência da Suécia
Palestrante: Maria Block – Arquiteta e autora/ Suécia

15:00h-17:00h -Arquitetura Ecológica Perspectiva e Desafios
Marcelo Todescan – Arquiteto, Mestre em geografia e analista de ecoprocessamento do IBGE

Quinta-feira -  13 de outubro de 2011


9:00h-10:00h  - Plano de Manejo Sabiaguaba
Prof. Dr. Jeová Meireles – Geógrafo, Universidade Federal do Ceará

10:00h-12:00h - Impactos Ambientais da Construção Civil e Neutralização de Carbono: Análise e Método
Palestrante: Peter Wrenfelt Cosultoria U&W [you&we]/ Suécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário