quarta-feira, 21 de setembro de 2011

BORÄS, CIDADE MODELO DE SUSTENTABILIDADE.

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL SUÉCIA – CEARÁ / CIDADE DE BORÅS -FORTALEZA.

Coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos e produção de energia.

O intercâmbio será realizado nos dias 28, 29 e 30 de Setembro de 2011


Informações:
  
Intercâmbio Sobre Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva e Produção de Energia
O Intercâmbio Sobre Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva e Produção de Energia, que se dará nos dias 28, 29 e 30 de setembro e 01 de outubro de 2011, em Fortaleza, Ceará e na cidade de Sobral, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Prefeitura de Borås e Universidade de Borås – Suécia.
1.           Apresentação:
A cidade de Fortaleza se apresenta como uma das capitais com os maiores índices de geração de resíduos sólidos do país. A quantidade de resíduos gerada em Fortaleza representa  
um grave desafio. Assim o tema dos resíduos sólidos tende a assumir cada vez mais centralidade entre as crescentes preocupações da sociedade.
A gestão dos resíduos sólidos domésticos é uma responsabilidade e uma prerrogativa do município. O problema é que a maioria dos municípios encontra-se fragilizada para adotar e efetivar um projeto de gestão integrada para seus resíduos.
De acordo com a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (EMLURB) representa 3.600 toneladas/dia, das quais a grande maioria (70-80%) é destinada ao ASMOC[1], maior aterro sanitário do Estado do Ceará, localizado no Município de Caucaia. Das três mil toneladas de lixo geradas por dia em Fortaleza, a demanda do mercado reciclador representa 930 toneladas/dia do total, equivalente a 31% do total coletado.
Preocupada com os problemas ambientais da cidade de Fortaleza, como o da gestão dos resíduos sólidos urbanos, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano – pretende superar o quadro de iniciativas pontuais no que se refere à gestão dos resíduos sólidos urbanos, pois compreende que o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos deve estar associado a um programa de educação ambiental para assegurar sua efetividade, garantido assim sua sustentabilidade.
O gerenciamento se dá mediante a articulação e funcionamento integrado de subsistemas específicos que sugerem instalações, equipamentos e tecnologias, não somente disponíveis na prefeitura, mas oferecidos pelos demais atores envolvidos na gestão.
 Tal fato pode ser compreendido a partir de demandas por avanços e transformações em pesquisas e tecnologias capazes de contribuir para a minimização dos impactos sócio-ambientais existentes em cada etapa do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos de Fortaleza.
Nesse contexto a Administração Municipal, através da SEMAM, e em parceria com a Fundação CEPEMA promove um intercâmbio entre a Universidade Estadual do Ceará e a Universidade de Boras. Espera-se com essa iniciativa socializar experiências  na área de gestão de resíduos e produção de energias.

2.           Objetivos: 

2.1  Geral:


 Discutir e socializar experiências sobre Resíduos Sólidos, passando pela Coleta Seletiva e a Produção de Energia Limpa, desenvolvida por diferentes atores, com vista ao fortalecimento da participação na construção de políticas publicas.

2.2  Específicos:


·         Contribuir para o desenvolvimento da Política Municipal de Resíduos Sólidos de Fortaleza
·         Divulgar e consolidar a área de pesquisa em resíduos sólidos, coleta seletiva e produção de energia na cidade de Fortaleza
·         Congregar grupos e instituições visando o intercambio de informações e experiências na construção do conhecimento de tecnologias de produção de energia e tratamento de resíduos
·         Promover o intercambio entre o programa de pós-graduação da universidade de Boras com vistas à formação de grupos integrados de pesquisas 
·         Consolidar e estabelecer novos contatos entre acadêmicos e instituições envolvidas com a pesquisa e gestão de resíduos
·         Proporcionar uma reflexão sobre à pratica de educação ambiental para a coleta seletiva
3.           Metodologia:

Este encontro será realizado na capital do estado do Ceará dias 28, 29 e 30 de setembro, e posteriormente na cidade de Sobral no dia 01 de outubro de 2011.
A metodologia do seminário fundamenta-se nos princípios da ação e reflexão, através do dialogo e da construção coletiva do conhecimento. A apresentação discussão e sistematização dos temas abordados se processarão por meio de palestras, mesas- redondas, relatos de experiências, debates e visita de campo.

4.           Publico de interesse

Instituições Publicas instituições de ensino, pesquisa e extensão, membros de setores da sociedade civil, tais como ONG’s, sindicatos, associações e instituições de interesses afins.


5.           Programação:

Quarta-feira
28 de setembro
Quinta-feira
29 de setembro
Sexta-feira
30 de setembro
Sabado
01 de outubro
12h15min  - Chegada
Recepção às
13h -  Entrada no hotel

08h - Visita ao Mercado São Sebastião

* Apresentação de Borås e Mercado
09h: Vôo para Sobral
   
Livre
13h - Almoço

Local a definir

10h às 12h- Diagnóstico do Mercado São Sebastião
10 às 12:30h- Visita a Prefeitura de Sobral e Universidade Vale do Acaraú- UVA

Embarque às 12hs
15às 17h - Visita a Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMAM

13h: Almoço com a equipe da Universidade Estadual do Ceará /  Secretária Municipal do Meio Ambiente

13h: Almoço

13:30h:  Visita ao aterro sanitário


20h – Jantar
14 ás 17h: Reunião para elaboração dos convênios de parceria

Retorno a Fortaleza


19h: Palestra: Apresentação das Propostas de Borås
Local :UECE

Noite -  Livre





[1] O ASMOC (Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia) de acordo com a ASTEF (1999) foi construído como parte de um projeto que integrou o Plano Metropolitano de Limpeza Pública, elaborado pela Autarquia da Região Metropolitana de Fortaleza (AUMEF), órgão do Governo do Estado do Ceará. Antes do aterro, ou seja, até 1998, os resíduos sólidos gerados na capital cearense eram dispostos no Lixão do Jangurussu, onde várias famílias catavam sua forma de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário