terça-feira, 9 de agosto de 2011

ONDAS DO MAR GERANDO ENERGIA PARA MOVER NAVIOS...

Navios precisam de muita força para se locomover pelos mares do planeta. Que tal usar a própria força dos mares para gerar energia? Melhor ainda: Que tal usar a força da onda para gerar energia para navios e o que “sobrar” ainda poder ser usado em cidades litorâneas? Essa é a ideia da Fraunhofer Center For Manufacturing Innovation.
O projeto usa receptores acoplados aos cascos dos navios que, ao navegar, carregam baterias que servirão para o navio e para a cidade onde ele aportar, que aproveitará a energia acumulada através de transformadores.
Segundo os pesquisadores, um barco de 150 pés pode captar 1 megawatt de energia por hora e tem capacidade de armazenar até 20 megawatts. Como cada megawatt pode abastecer até mil casas, o sistema parece ser bem promissor.
Essa forma de geração de energia também é bastante barata: 15 centavos de dólar por kilowatt-hora. Em São Paulo esse valor é de 29 centavos – e a energia vem de fontes bem mais poluentes. Em comparação com fontes “verdes” ela também não fica atrás: Energia solar custa quase o dobro e receptores de energia no meio do mar também são mais caros.
Ainda veremos isso funcionando? Esperamos que sim.

Fonte: http://eco4planet.uol.com.br/blog/2011/08/navios-movidos-a-ondas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário