terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fator Verde. Construção Civil com biodiversidade.Sim, é possível!


Na SEMAM estamos fechando uma proposta, denominada Fator Verde, inspirada no que é posto em prática em Estocolmo, Suécia. Claro, não apenas naquele desenvolvida e cada vez mais sustentável cidade européia. É a cidade que mais cresce e se desenvolve na Europa, com construções nos "quatro cantos " da sua área urbana, mas, mesmo assim, ganhou o prêmio de capital verde da União Européia em 2010, ano em que foi instituída essa premiação.
Vejam essa matéria sobre Beirute que poderá a ser a primeira cidade no mundo a ter uma lei obrigando a transformação dos tetos dos prédios em jardins. No Fator Verde (Estocolmo) é cada vez mais forte essa tendência, sem obrigação legal. Aqui estamos lançando também a idéia, mas também abrindo o debate para, quem sabe, elaborarmos uma lei implementando essa prática.


Além da ilustração (Beirute) divulgo também essa foto de duas torres (110m e 70m) que estão sendo construídas em Milão, na Itália (fonte:www.eco4planet.com)




 "Projeto de lei em Beirute transforma tetos em jardins
Arquitetura, EcoDesign

A cidade de Beirute, no Líbano, pode ser a primeira no mundo a ter a obrigadoriedade de plantar jardins nos tetos de seus prédios.

A capital, que é uma verdadeira selva de concreto, possui apenas 0,8 metro quadrado de espaço verde por pessoa, bem abaixo da recomendação da Organização Mundial de Saúde, de 12 metros quadrados por pessoa.

Um decreto municipal requisitando que cada construção tenha seu próprio jardim de telhado, algo com algumas árvores e plantas em um espaço físico, seria uma solução imediata e rápida para a questão ambiental da cidade.

Os tetos podem abrigar também plantas que crescem bem na região, como oliveiras, plantas de pimenta e outras que seriam úteis para a população. Os jardins poderiam servir de complemento às compras de alimentos dos moradores, e também ajudariam a limpar o ar da cidade e diminuir a temperatura da sua ilha de calor.

Arquitetos da região defendem que até os muros da cidade podem ser utilizados para crescimento de áreas verdes. As “paredes vivas” já são mais comuns em Londres, e podem ajudar 

Um comentário:

  1. Considero uma proposta plenamente aplicável a Fortaleza, proposta esta que trará não só uma melhor qualidade de vida para todos, mas também, dentre outros segmentos contribuirá para o crescimento da atividade turística, bem como será mais um produto turístico a ser explorado e desenvolvido.
    Quantas pessoas visitam as cidades que adotaram esta proposta, seja para usufruir, seja para pesquisar? Seremos mais uma no mapa.
    Conte conosco e com o FORTUR-CE como parceiro desta proposta.
    Engº Pedro Carlos da Fonseca
    Coordenador do Fórum de Turismo do Ceará-FORTUR-CE
    Vice Presidente do Conselho Municipal de Turismo-COMTUR-CE
    Presidente da ABBMAR- Associação dos Empreendedores da Beira Mar

    ResponderExcluir